Centro Popular de Comunicação e Audiovisual lança o Laboratório de Memória Audiovisual do Amazonas
Nos próximos meses um projeto inovador vai atuar na valorização e preservação da cultura e da história local do Amazonas. Trata-se do Laboratório de Memória Audiovisual do Amazonas, idealizado e organizado pelo Centro Popular de Comunicação e Audiovisual (CPA). Em sua primeira fase, o Laboratório vai se dedicar a catalogar e preservar a produção audiovisual do Coletivo Difusão, que atua há 15 anos com mobilização e cultura em Manaus.
O coordenador do CPA, o jornalista e produtor audiovisual Allan Gomes, destaca que a ideia de um Laboratório dedicado a preservar a memória audiovisual amazonense tem uma importância histórica e cidadã. “O CPA tem essa preocupação imediata de preservar obras audiovisuais em risco de deterioração ou de esquecimento. Mas o Laboratório também é um ato de resgate cultural que busca conscientizar o público sobre a importância de preservar o patrimônio audiovisual, que registrou momentos da história manauara e amazonense”, explica.
O acervo do Coletivo Difusão agrega produtos como vídeo-dança, curtas-metragens, registros de eventos e clipes musicais realizados durante as atividades do coletivo. “Em mais de uma década de atuação muita coisa foi produzida pelo Coletivo, que sempre buscou ocupar a cidade de Manaus e realizou atividades em outros municípios do Amazonas. Então nós consideramos um material muito rico e que uma vez catalogado e preservado como um acervo pode ser disponibilizado para o público atual e para as futuras gerações”, declara Allan Gomes.
Após essa primeira fase o Laboratório vai se dedicar a produzir registros sobre mestras e mestres da cultura do Amazonas. “Uma vez criada e sistematizada a infraestrutura de funcionamento do Laboratório e organizado o acervo do Coletivo Difusão, nós queremos realizar registros de mulheres e homens que dedicaram suas vidas para a cultura popular amazonense. É uma forma de preservar suas memórias e conhecimentos, destacando que muito do que temos hoje foi conquistado pela atuação dessas pessoas”, avalia o coordenador do projeto.
Além do envolvimento de Allan Gomes, que é mestre em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal Fluminese (UFF), a equipe do projeto vai contar com especialistas como o professor do curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Luiz Santana, que é doutor em Arquivologia, e o professor do curso de Artes Visuais da Universidade Federal do Pará (UFPA), Sávio Stoco, que participou da recuperação da obra “Amazonas, Maior Rio do Mundo”, o primeiro longa-metragem filmado na Amazônia pelo cineasta pioneiro Silvino Santos.
Sobre o CPA
O Centro Popular de Comunicação e Audiovisual é um coletivo que atua desde 2016 em Manaus e tem um histórico de projetos como os Diálogos Audiovisuais, o Podcast Memorarte e o Cineclube Tudo Muda Após o Play, que buscam disseminar e divulgar o audiovisual como cultura e cidadania. O Laboratório de Memória do Audiovisual foi contemplado com o edital de Audiovisual da Lei Paulo Gustavo 2023 do Estado do Amazonas.