Entre em Contato
Casa Coletiva
Rua Governador Vitório, 287
Centro - Manaus/AM
CEP: 69005-350
centropopulardoaudiovisual@gmail.com

Criado pela Énois Laboratório de Jornalismo, projeto que mapeou grupos e coletivos de jornalismo que realizam cobertura local nas regiões Norte e Centro-Oeste, o Mapa do Jornalismo Local, será lançado no dia 7 de dezembro, às 9h, no Campus Centro do Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia do Amazonas (Ifam). O lançamento é uma parceria com o Centro Popular de Comunicação e Audiovisual (CPA) e acontece durante a programação do Margem – Encontro Amazônico de Comunicação, Cultura e Tecnologias junto com uma roda de conversa sobre o tema.

O Mapa do Jornalismo Local é um projeto que busca mapear e dar visibilidade para grupos e coletivos de jornalismo local a partir dos problemas e potencialidades de territórios periféricos, seja em São Paulo, seja na Amazônia. Após o lançamento do primeiro mapeamento, referente às periferias paulistas, em julho de 2022, a Énois agora torna público o mapeamento realizado nas regiões Norte e Centro-Oeste.

O mapeamento levou quatro meses, registrou 294 iniciativas e contou com 11 pesquisadores que se dividiram entre os sete estados da região Norte (Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Tocantins e Pará), os três da região Centro-Oeste (Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul) e o Distrito Federal, cobrindo um total de 68 municípios. Os estados com maior número de iniciativas mapeadas foram Tocantins, no Norte, e Goiás, no Centro-Oeste.

A coordenadora da pesquisa, Jéssica Botelho, jornalista e coordenadora do CPA, explica que mapear o jornalismo local no Brasil é o caminho para identificar lacunas informacionais e para fortalecer a cidadania por meio do direito à informação. “Assim como temos o Censo Demográfico do IBGE que nos ajuda a conhecer melhor nossa população e que serve de base para formulação de políticas públicas, precisamos conhecer nossa imprensa e redes de comunicação. O Mapa do Jornalismo Local permite conhecer o ecossistema midiático para, então, revelar as lacunas tanto geográficas quanto de cobertura”, destaca a pesquisadora.

Este site armazena cookies no seu computador. Política de Privacidade