O Margem – Encontro Amazônico de Comunicação, Cultura e Tecnologias, evento promovido pelo Centro Popular de Comunicação e Audiovisual (CPA) nos dias 6 e 7 de dezembro, abre sua programação com o painel “Amazônia e decolonialidades – das infraestruturas aos algoritmos”. O evento acontece no Campus Centro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam), e o painel de abertura inicia às 9h do dia 6 (quarta) com os convidados Tarcízio Silva, pesquisador da Fundação Mozilla, e Thiane Neves, ativista de Belém/PA e pesquisadora da Universidade Federal da Bahia.
O painel será mediado pelo coordenador do CPA, Hemanuel Veras, e terá como objetivo apresentar ao público participante a reflexão sobre as relações entre o uso das tecnologias digitais de comunicação e os territórios amazônicos. “Toda tecnologia é sociopolítica e seus usos se modificam à medida que ela é apropriada pelas pessoas. Queremos convidar o público a refletir sobre as infraestruturas físicas e digitais que nos possibilitam usar a internet aqui na Amazônia”, afirmou.
Para o mediador, o painel é um ponto de partida para esse e outros debates sobre o uso dessas tecnologias que já fazem parte da nossa rotina. “Usamos a internet para muita coisa hoje em dia, para acessar serviços básicos, fazer compras, conversar com amigos. Cada um desses usos envolve direitos digitais que nem sempre sabemos que temos. Queremos conversar sobre isso no Margem”, declarou.