Entre em Contato
Casa Coletiva
Rua Governador Vitório, 287
Centro - Manaus/AM
CEP: 69005-350
centropopulardoaudiovisual@gmail.com

O uso de Inteligências Artificiais Generativas, que funcionam sob a premissa de aprender com bancos de dados para a partir desses gerar novos dados,  tornou-se cada vez mais comum a partir do lançamento do ChatGPT, desenvolvido pela OpenAI, em 2022. Desde então, várias novas aplicações surgiram e se disseminaram pela internet, como aplicativos que geram imagens ou áudio para postagens em redes sociais, e muitas empresas e entusiastas dessa passaram a promover essa tecnologia como algo que pode auxiliar a sociedade a resolver problemas contemporâneos. 

 

Demarcando um olhar aprofundado e crítico sobre o tema, o Projeto Desvelar lançou o livro Inteligência Artificial Generativa: discriminação e impactos sociais, publicado com apoio da Fundação Mozilla, Projeto Nanet e Infolambe, Contando com 9 ensaios de autoras e autores negros com diferentes atuações na academia e na sociedade organizada, o livro conflui para um panorama sobre ideias, reflexões, dados e evidências sobre o tema. 

 

A coletânea conta com dois ensaios de autores amazônidas. O primeiro, escrito pela pesquisadora paraense Thiane Neves-Barros, intitula-se A influência das imagens de controle na I.A. Generativa e debate o tema a partir da perspectiva do pensamento feminista negro de Patrícia Hill Collins e Lelia Gonzalez. O segundo texto, de autoria do pesquisador acreano Gustavo Souza, se chama Desafios Comunicacionais diante da Inteligência Artificial e analisa os impactos dessa tecnologia tendo como ponto de partida o termo Zumbi, que guarda em si diferentes significados. O livro pode ser adquirido gratuitamente aqui

 

Regulamentação

 

O livro é publicado no momento em que os debates sobre o tema no Senado Federal, realizados dentro da Comissão temporária Interna sobre a Inteligência Artificial no Brasil (CTIA), culminaram na aprovação do Projeto de Lei 2.338/2023, que regulamenta o uso e o desenvolvimento de aplicações de Inteligência Artificial no Brasil. O PL agora segue para votação na Câmara dos Deputados, onde deve passar por uma nova rodada de debates antes de virar Lei. 

Este site armazena cookies no seu computador. Política de Privacidade