Entre em Contato
Casa Coletiva
Rua Governador Vitório, 287
Centro - Manaus/AM
CEP: 69005-350
centropopulardoaudiovisual@gmail.com

Cartaz da ação realizada na primeira edição do MARGEM

O Dia da Amazônia, celebrado em 5 de setembro, vai muito além de uma data comemorativa. Ele se tornou um momento de reflexão sobre o futuro da maior floresta tropical do mundo. Neste ano, o Centro Popular de Comunicação e Audiovisual (CPA), de Manaus, deu início a uma ação impactante que une arte e ativismo, trazendo à tona as urgentes questões ambientais que afetam a região.

 

 

 

 

 

Durante o Margem, realizado em 2023, o CPA promoveu uma oficina de design ativista, facilitada pelo designer ativista Luiz Almeida, da qual resultou em sete pôsteres que serão lançados ao longo da semana, um por dia, como forma de marcar a data. As artes retratam de maneira poderosa a Amazônia sufocada pela fumaça dos incêndios florestais, que têm devastado a biodiversidade e a qualidade de vida de populações locais. Os pôsteres estão disponíveis para download gratuito, com o objetivo de incentivar a reflexão e ações concretas, como a criação de lambes urbanos, que podem ampliar o alcance da mensagem nas ruas.

Além de destacar a beleza e a importância da floresta, as obras convidam a sociedade a refletir sobre os impactos das queimadas, que têm colocado ao menos três estados da Amazônia em situação de emergência. De acordo com dados do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, a Amazônia desempenha um papel crucial no equilíbrio climático global e na preservação de inúmeras espécies, incluindo a sobrevivência das comunidades que dependem diretamente dos recursos naturais da floresta.

O projeto vai além da arte, ao propor que as pessoas utilizem os pôsteres em intervenções urbanas, dando visibilidade à questão e estimulando ações em prol da preservação da Amazônia.

Baixe aqui os posters aqui.

Este site armazena cookies no seu computador. Política de Privacidade